sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Andros II







Mais uma sequência de fotos de Andros..A foto do elemento fálico:-) tem uma lenda associada: reza a História que uma mulher no séc. XVI traiu os venezianos em favor dos turcos abrindo-lhes os portões do castelo das redondezas, mas horrorizada com o sangrento massacre que se seguiu, atirou-se das falésias. Este é o rochedo de onde saltou, que ficou conhecido como Tis Griás to Pídima ou "O Salto da Velha".

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Andros







Voltamos às ilhas: Andros é uma ilha do grupo das Cíclades, a menos de 3 horas de ferry do continente, e é, ao contrário de muitas ilhas destes grupo, muito verde, próspera e ainda escondida dos turistas. Mantém por isso muitas praias preservadas e todo o seu encanto natural. É, desde há muito, local de férias preferencial das famílias atenienses abastadas, proprietárias das frotas mercantes.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Monemvasía II




...mais umas fotos desta bonita cidade do sul da Grécia.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Monemvasía I








Também conhecida como o "Gibraltar da Grécia", é uma cidade fortificada construída em doís níveis sobre uma rocha que se ergue a 350m do nível do mar. Embora o nível superior da cidade esteja em ruínas (o último habitante partiu em 1911), o nível inferior está na sua maioria restaurado, com cafés, lojas e algumas estalagens construídas a partir de antigas casas de pedra.
Monemvasía fica no extremo sul do continente, na região do Peloponeso tendo sido separada do continente por um tremor de terra em 375, tornando-se uma ilha até à construção da passagem de terra no séc. VI, quando foi fortificada pela primeira vez.

A cidade está cercada por muralhas venezianas do séc. XVI com 900m de comprimento, sendo possível caminhar sobre quase toda a balaustrada. Esta cidade teve o seu período áureo no séc. XV e contava com 50.000 habitantes, era uma cidade-estado autónoma vivendo do talento comercial das suas frotas e da posição estratégica em plena rota comercial entre a Itália e o Mar Negro. Com a abertura do Canal de Corínto (1893), Monemvasía perdeu a sua importância comercial e militar.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Paros II






...E assim terminamos esta viagem à ilha de Paros! Espero que vos tenha aberto o apetite!!:-)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Paros








De regresso e nada melhor para esquecer esse frio glacial, do que começar bem o ano imaginando que Agosto já chegou e que estamos na ilha de Paros...
A bela ilha de Paros é a terceira maior do grupo das Cíclades (a que pertencem também as famosas Santorini e Mikonos) e é conhecida desde a Antiguidade pelo seu mármore branco. Paros é o porto central da rede de ferries para as outras Cíclades e em Julho é o paraíso para a prática do windsurf.

A foto do luar e a da bola verde (não, por acaso não foi de propósito por ser do sporting!..:-), são da praia Chrysí Aktí ( "Praia Dourada") na costa leste da ilha com um areal de 700 m...

As outras duas fotos são na capital da ilha, a cidade de Paroikiá.

Dedico ao António esta e a próxima sequência de fotos sobre Paros. Espero que gostes, miúdo!