segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mikonos

2 dos 30 moinhos do séc. XVI antigamente usados para moer milho.





Eis a ilha mais famosa da Grécia: Mikonos. A ela acorrem todos os verões milhares de turistas de todo o mundo, entre os quais gente famosa do cinema e outras artes em busca das belas praias de areia e de animação nocturna.
Apesar desta massificação turística, a ilha conserva a bonita e típica arquitectura cicládica: casas brancas em forma de cubo e ruas igualmente caiadas.
Porém, ao deambular pelas ruelas estreitas da cidade, mesmo fora da época alta, sente-se infelizmente que a ilha é demasiado pequena para tanta fama. De facto, não tem capacidade para comportar tanta afluência e algumas praias estão completamente esgotadas, saturadas (e estragadas na minha opinião) em termos de oferta hoteleira e restauração.
Eu sei que as receitas turísticas são uma fonte de riqueza importante para a Grécia, mas não posso deixar de imaginar o paraíso que a ilha de Mikonos não terá sido no princípio dos anos 70 antes de ter sido "descoberta"...

8 comentários:

Unknown disse...

Gosto de todas as imagens mas a minha preferida é a 3ª, dessa ilha mítica da Grécia.

Olhando o Sol disse...

Pois, pois... A avaliar pelo conteúdo das fotos é fácil perceber-se porque é que isso está sempre cheio. Na verdade todos os bocadinhos que aqui partilhaste transmitem algo de peculiar e simultaneamente apelativo, desde esses moinhos que parecem ter sido sempre bem conservados até ao detalhe dessas ruelas onde felizmente não cabem veículos motorizados e à simplicidade aparente das construções.
Claro, a qualidade de nível profissional com que produzes as fotos que aqui tens publicado desde sempre influencia de sobremaneira a impressão que cada visitante tira ao passar pelo teu espaço. Imagens reais com aquele enquadramento com precisão de relojoeiro suíço que quanto a mim (acho que já disse isto algures para aqui) constituem o segredo deste teu sucesso.
Nas fotos a cores nota-se novamente aquele conjunto de tonalidades de fundo suaves, mas como ando numa “fase” de preto e branco, hoje “voto” na primeira.
Beijito,
O Repórter Alentejano.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

QUERIDA HELENA, MARAVILHOSAS FOTOS... SUBLIMES AMIGA... ABRAÇO-TE COM CARINHO,
FERNANDINHA

magda disse...

Excelentes as fotos.

(hoje, com o cansaço com que estou, até omitia os turistas e ficava-me no branco e azul das paredes caiadas)

Obrigado por desassossegar a minha imaginação.

:)

Miguel Almeida disse...

Olá Helena,
Lindo o lugar, adorei as fotos dos moinhos.

Gata Verde disse...

Na minha próxima ida à Grécia, esta ilha não me escapa!!

beijocas

JOTA ENE ✔ disse...

**//**

Bonitas fotos.

Bjo___fotografado! ๏̯͡๏

HELENA AFONSO disse...

BELA esta Ilha, gostei das imagens!
HELENA